Os usuários que fazem e recebem chamadas via Voipmundo não devem perceber a tecnologia subjacente: da perspectiva do usuário, uma chamada entre a infraestrutura do Voipmundo e a Rede de Telefonia Analógica/PSTN deve parecer apenas um telefonema normal. Chamadas de Voz de alta qualidade são o padrão atual dos serviços de Telefonia IP, mas em alguns casos pode ser necessário um esforço adicional na topologia de rede para alcançar os padrões ideais de qualidade.

Além disso, a maioria dos roteadores tem capacidade de priorizar os serviços de voz para que o impacto de outras aplicações não degrade a qualidade de voz nas chamadas do Voipmundo. Para evitar problemas de áudio causados por voz e dados concorrentes (aplicações e serviços que usem a internet da empresa), verifique se as configurações de Qualidade de Serviço (QoS)/Controle de Banda do seu roteador de rede estão definidas para priorizar a transmissão de pacotes de voz para sua conexão WAN, conforme o exemplo abaixo:

Detalhes de Configuração:

Protocolo TCP/UDP Portas: 5060-5062 Prioridade: Alta/Primária Cálculo – 100 Kbps x 5 (Configuração para 5 Chamadas Simultâneas)

Observação: a Classe de IP pode ser encontrada nas configurações de DHCP da sua rede LAN, conforme exemplo abaixo. Caso tenha dificuldades, consulte o gestor de TI da sua empresa e/ou busque por algum vídeo-tutorial usando os termos “Controle de Banda – Roteador TP-Link” (e/ou marca do seu roteador) ou “Configuração de QoS – Roteador TP-Link” (e/ou marca do seu roteador) para encontrar exemplos simples e didáticos sobre como priorizar voz sobre dados na sua rede WLAN.

Estimando o Uso e o Tráfego de Voz

No tópico Calculando a Largura de Banda auxiliamos a definir a quantidade de chamadas simultâneas suportadas em cada rede. Porém este fator não determina o número total de ramais da sua companhia, que pode ser maior de acordo com o comportamento de uso e a quantidade dos usuários da sua empresa.